Cocal do Sul intensifica campanha de vacinação contra gripe A para pessoas entre 30 e 39 anos
Agora é a vez das pessoas com idade entre 30 e 39 anos receber a vacina contra a gripe A em Cocal do Sul. Esta é a quinta e última etapa da campanha que segue até o dia 21 de maio. Segundo a enfermeira, Gilmara Viel todos os postos de saúde prestam o atendimento, inclusive com horário estendido. A Unidade Central realiza a vacina até às 22 horas. “Além disso, neste sábado, 15, todas as unidades estarão abertas. A meta é vacinar 2300 pessoas nesta faixa etária. Quem ainda não fez e se encaixa em uma das etapas de vacinação podem aproveitar e receber a dose”, ressalta.
Santa Catarina já atingiu a marca de 1,7 milhões de pessoas vacinadas. No Brasil são mais de 50 milhões.
A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de cerca de 400 milhões de pessoas vacinadas no mundo.
Os casos de gripe A no Brasil
Em 2010, foram registradas no Brasil 361 internações por Gripe A (H1N1), até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%. No ano passado, de 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas, 189 morreram. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos e de 30 a 39 anos representaram 22% dos óbitos. As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência de complicações no ano passado, 154 casos por 100 mil habitantes.
Gilmara também orienta que a população precisa continuar adotando medidas básicas de higiene para evitar a transmissão do vírus. “É importante que as pessoas lavem as mãos com frequência, evite aglomerações e ambientes fechados. Também é preciso adotar hábitos saudáveis”, finaliza.