Atividades literárias marcam dia do livro na escola Cristo Rei

           Para comemorar o dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e o dia Internacional do Livro (23/04), a escola municipal Cristo Rei, de Cocal do Sul, através da biblioteca da instituição, desenvolveu o projeto “Uma viagem ao Mundo Mágico da Leitura”. Nesta quinta-feira, 18, inúmeras atividades literárias foram desenvolvidas para estimular e incentivar a leitura e acompanhadas pelos pais, professores e alunos.  

           Durante o dia, os alunos declamaram e encenaram poesias de escritores como Chico Xavier, Mário Quintana e do Sul Cocalense, José Feltrin. Teatros também foram apresentados com foco em obras famosas e na importância da leitura. Além disso, durante a semana, os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, por exemplo, receberam livros e questionários. Junto com a família, eles abordaram a importância da leitura. Já os estudantes do 6º e 9º anos adquiriam, com o incentivo dos professores de língua portuguesa e pais, obras de literatura juvenil com o objetivo de ampliar o conhecimento.

           A aluna Jéssica Ramos Alves, 13 anos, é uma estudante fascinada pelo mundo da leitura. “Eu passo horas lendo. Já estou no meus sexto livro este ano. É importante que a escola motive cada vez mais o prazer pela leitura e que o livro posa ser, assim como é para mim, um grande amigo”, afirma.  

            Para a responsável da Biblioteca, professora Maria Helena Jacques Machado o incentivo a leitura é imprescindível. “Nós procuramos valorizar e destacar nessa atividade o trabalho dos nossos escritores. Destacar o escritor e professor da escola, José é uma forma de estimular os pequenos ao hábito e a incentivar futuros autores”, destacou.

             Segundo a diretora da instituição Ana Maria Jorge Domingos “por meio do livro e suas histórias, o leitor entra no mundo da magia, brincando com palavras, expressando sentimentos, deixando por alguns momentos de ser ele mesmo, para entrar no mundo dos personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura”, finaliza.