Alunos do PIC de Cocal do Sul são premiados na ORM

Aconteceu no sábado, dia 21, o último encontro do Programa de Iniciação Científica – PIC. Alunos medalhistas e menções honrosas premiados na 10º Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP (2014)  participaram do evento. Os participantes que integram o pólo de Criciúma se reuniram na Casa do Professor “Paulo Freire” com professor orientador Lucas Spillere Barchinski e com a monitora Suzana Scandolara. Estudantes de oito municípios participam do programa: Cocal do Sul, Içara, Criciúma, Lauro Müller, Braço do Norte, Gravatal, Laguna e Tubarão. Todos aguardam ansiosos pelo resultado da 11ª OBMEP (2015) que sairá no dia  no dia 27 de novembro.

Entre os alunos, destacam-se Gabriel Savi, Carlos Eduardo dos Santos Feliciano e Lucas Westfalque de Cocal do Sul que conseguiram este ano conquistar menção honrosa na ORM (Olimpíada Regional de Matemática). Uma conquista inédita para região da AMREC. No dia 29 de novembro juntamente com os nove alunos do 5º ano do município, premiados da ORMM (Olimpíada Regional de Matemática Mirim) estarão recebendo suas premiações em uma cerimônia na UFSC.  A participação dos alunos nestas Olimpíadas partiu da iniciativa das professoras do Clubinho de Matemática que buscam dar diferentes oportunidades aos alunos. Importante ressaltar que estes três alunos, além de participarem dos encontros do PIC, participam semanalmente do Projeto Clubinho de Matemática, da Secretaria Municipal de Educação de Cocal do Sul, com as professoras Diana Morona, Maria Albertina Ghizzo e Júlia Cardoso Teixeira.

Para a professora Diana Morona os professores envolvidos com o Clubinho da Matemática não medem esforços para despertar o gosto em estudar matemática e aprender de forma divertida. “Buscamos também incentivar nossos alunos a participar de diferentes Olimpíadas seja de Matemática ou de Astronomia. Uma forma que buscamos de incentivar o aprendizado da Matemática”, afirma.

Já para o professor Lucas Spillere Barchinski  todos os alunos que estão nesse encontro foram novamente classificados e estão aguardando o resultado das provas realizadas nesse ano. “A expectativa é que a região de Criciúma melhore seus resultados nessa olimpíada devido a várias ações concretizadas através de parcerias público-privadas e pelo trabalho feito com dedicação pelas secretarias de educação da AMREC”, ressalta.

Sobre a ORM

Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM), vem sendo realizada no nosso Estado desde 1998 através de um Projeto de Extensão do Departamento de Matemática da UFSC. Podem participar da ORM estudantes desde o 6° ano  do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de qualquer escola pública ou particular.  As provas são realizadas em duas fases: a 1ª fase, em geral em junho, que utiliza as mesmas provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que são compostas de 20 questões (nível 1) e 25 questões (níveis 2 e 3) e a 2ª fase com provas compostas de cinco problemas discursivos em cada nível, elaboradas pelos professores da UFSC e corrigidas pelo mesmos.