Ações marcam o dia mundial de luta contra a AIDS
Pessoas do mundo inteiro vão se mobilizar no dia primeiro de dezembro pela luta contra a AIDS. “Por uma geração sem AIDS” é o tema da campanha este ano. A secretaria de Saúde de Cocal do Sul através da equipe do programa DST/AIDS vai antecipar as atividades para o dia 30 de novembro. O movimento tem o objetivo de ressaltar a importância da prevenção e tratamento da doença além de reduzir a vulnerabilidade.
Balões preto e vermelho, simbolizando morte e vida, respectivamente vão estar no comércio, fachadas, postes, entre outros numa ação em favor da vida. Além disso, na sexta-feira, às 8h, a equipe de saúde do município vai realizar uma caminhada. Ela vai sair em frente à Unidade de Referência em Saúde até o estacionamento do supermercado Bistek. Um trailer vai estar no local e profissionais vão atuar alertando as pessoas, prestando orientação e entregando preservativos e panfletos educativos.
Segundo o coordenador do programa, Dr. Pedro João Snoeyer no Brasil mais de 600 mil pessoas estão infectadas com o vírus HIV. “No município, o índice é relativamente alto em comparação ao número populacional. Não temos como precisar o número exato de portadores, mas se sabe que 15 pessoas tomam o coquetel contra a doença”, explica.
O movimento vai contar com o apoio das escolas, CDL, prestadores de serviço, Lions Club, Ongs, Coopercocal, empresas, entre outros. “Nós temos motivo suficiente para que toda a sociedade se mobilize no sentido de alertar para o controle da doença. Por isso pedimos para que as famílias também nos ajudem colocando os balões”, ressalta dr. Pedro.
Mais informações pelo telefone 3447-1444, enfermeira Suljane.