Prevenção: Secretaria de Saúde realiza mobilização contra hepatite B

“Não deixe a hepatite se esconder em você”, esse é o slogan da mobilização contra a hepatite B, em Cocal do Sul. A secretaria de Saúde quer chamar a atenção dos adolescentes e jovens até 19 anos que ainda não receberam a vacina. Os médicos e enfermeiros estão a disposição da comunidade para alertar e explicar sobre a doença. No ano passado, um trabalho de conscientização foi realizado nas escolas com o objetivo de estimular a vacinação de menores de 19 anos. Segundo a enfermeira Gilmara Viel atualmente 15 pacientes fazem o tratamento contra a doença no município. “Nossa preocupação é com os jovens que estão entre os mais vulneráveis à contaminação da doença, onde a principal forma de transmissão é por meio de relação sexual”, ressalta.  

 

A Hepatite é considerada uma das maiores epidemias mundiais da atualidade. “Ela é uma infecção do fígado e pode ser causada por abuso de bebida alcoólica, reação a alguns remédios e vírus. Somente a Hepatite causada por vírus é transmitida de uma pessoa para outra. Casos graves quando não tratados, podem evoluir para cirrose e câncer”, explica Gilmara.  

 

De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde, cerca de dois milhões de brasileiros são portadores do vírus B, e outros três milhões, do vírus C. Para receber a vacina, as pessoas deverão procurar o Posto de Saúde Central ou o PSF do Jardim Elizabeth e apresentar o cartão de vacinação.  

 

Mais informações pelo telefone 3447- 1444/6179