Cocal do Sul inicia nesta terça-feira a campanha Outubro Rosa. Iniciativa tem o objetivo de combater o câncer de mama que atinge 52 mulheres no país
A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul abrirá nesta terça-feira, 1º, a campanha mundial Outubro Rosa. O trabalho de prevenção irá contar com uma série de atividades com a missão de informar as mulheres quanto à prevenção precoce de lesões cancerígenas, dentre outras doenças relacionadas. “O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Este mês será representativo para a causa, tornando-se especial”, ressalta a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.
Todas as ações que serão realizadas no município serão direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. “Em Cocal do Sul, teve sua primeira experiência nessa divulgação no ano de 2012 e a cada ano que passa pretendemos realizar um diferencial novo para alcançar os nossos objetivos”, afirma Sinara.
Neste mês, a Secretaria de Saúde irá chamar a atenção com uma decoração personalizada que contará com quase 3 mil balões rosa que serão colocados nas repartições públicas. No dia D, dia 05 de outubro, serão realizados exames ginecológicos das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde, além dos exames realizados ao longo do mês. Também serão entregues às mulheres no dia D, sombrinhas com foco na campanha, nécessaire e escovas de cabelo.
O evento é uma parceria entre os estabelecimentos comerciais, ONGs, Pastorais, Igrejas e Poder Público.
Saiba mais sobre o Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Outubro Rosa teve início na Califórnia com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo, fortalecendo a importância do diagnóstico. O movimento que teve seu início marcado pela iluminação de monumentos históricos tomou proporções mundiais passando pela Torre de Pisa na Itália, Arco do Triunfo na França e chegou ao Brasil. À história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.