Censo vai definir qual é a necessidade habitacional de Cocal

A prefeitura de Cocal do Sul deu início ao Censo Habitacional do município. A pesquisa está sendo realizada através das agentes de saúde. Todas as casas serão visitadas. Mais de cinco mil formulários deverão ser preenchidos até maio deste ano. O trabalho faz parte do plano local de habitação que está sendo elaborado em Cocal e em todas as cidades do Brasil.

As 37 agentes de saúde estão passando de casa em casa para colher informações referente à moradia. Dessa forma, o Censo vai mostrar como vivem as famílias de Cocal do Sul, as necessidades e demandas habitacionais, o número de habitantes, quantos homens, mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência existem, onde e como vivem, qual o trabalho que realizam, além de observações sobre as condições físicas da casa. Todas essas informações servirão para a construção do diagnostico social e habitacional.

Segundo a assistente social, Sandra Quarezemin, coordenadora do censo municipal, é importante que as pessoas recebam com a atenção as agentes e respondam, se possível, todas as questões para melhor precisão nos resultados. “Todos,  independente de terem moradia ou não, podem e devem participar. O município precisa saber quantas famílias possuem e quantas ainda não possuem moradia. Tudo é muito simples. Os moradores apresentarão às agentes documentos pessoais e do grupo familiar, bem como, o registro do terreno e da casa e demais informações que constam no formulário”, explica.

A ação, atenção e participação das pessoas vão colaborar para analise da real situação do município em termos de necessidades e condições habitacionais. “Os dados a serem adquiridos com o censo nos fornecerá a direção a seguir em termos de programas e projetos habitacionais a serem implantados de acordo com a Política Nacional de Habitação de Interesse Social e, principalmente, conforme as demandas de nossas famílias. Através dos dados, o município terá condições de elaborar projetos para buscar recursos em benefício das famílias”, , finaliza Sandra.