Prevenção: Crianças serão o foco na Semana de Combate à Dengue em Cocal

          A semana de Combate à Dengue em Cocal do Sul terá como foco as crianças da rede municipal de ensino em 2010. Inúmeras atividades de conscientização e prevenção  serão realizadas de 22 a 26 de novembro. Segundo o agente epidemiológico, Joel Padilha da Silva o objetivo da secretaria de saúde é alcançar todo o município. “Todos os anos procuramos atingir um público. Já trabalhamos com as empresas, donas de casa e população em geral. Este ano será a vez das crianças. Elas são peças chave e acreditamos que com a ajuda delas também entraremos na maioria dos lares do município”, ressalta.

 

    A iniciativa é uma realização da Secretaria de Saúde através do Programa de Combate à Dengue. Durante a semana uma série de atividades será realizada. As crianças receberão as orientações de prevenção e vão conhecer de perto as conseqüências do mosquito aedes aegypti através de trabalhos recreativos, teatros, fantoches, ente outros. Cada enfermeira é responsável por uma atividade que será desenvolvida e apresentada nos bairros. Centenas de crianças participarão da ação.

 

Hoje o município possui quatro casos de pessoas com dengue que vieram contaminadas de outros Estados. Cocal do Sul registrou foco do mosquito uma vez, há cerca de seis anos. Ele foi encontrado em uma mecânica. De lá pra cá todos os cuidados ganharam uma dimensão ainda maior. “Nós temos no município 67 armadilhas, 10 a mais da média exigida pelo Estado de acordo com a população. Também contamos com 12 pontos estratégicos”, explica Joel.

 

             A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e para a erradicação desta doença do Brasil.  Santa Catarina é o único Estado brasileiro sem registro de casos de transmissão da Dengue. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, no corpo e por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode apresentar também dor nas juntas e manchas vermelhas na pela.  

Confira abaixo a programação da semana de Combate à Dengue em Cocal do Sul:

22/11 – Escola Pequeno Príncipe, bairro Jardim Itália, às 8h30min

23/11 – Escola Recanto Feliz, Jardim Elizabeth, às 8h30min e 13h30min

24/11 – Escola Cantinho Alegre, Centro, às 8h30min

24/11 – Escola José Peruchi, Vila Nova, às 13h30min

26/11 – Escola Helena Savi, União, às 8h30min  

O que fazer para combater a Dengue

Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

– Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

 A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

– Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

  As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

 – As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 

Mais informações pelo telefone, 8839-7711, Joel