Cocal do Sul terá plano de saneamento até Dezembro de 2013

Depois do Plano Diretor, Plano de Habitação  e o Plano de Resíduos Sólidos em fase de conclusão, a Prefeitura de Cocal do Sul espera finalizar até Dezembro deste ano o Plano de Saneamento Básico Municipal. O Prefeito Ademir Magagnin, a vice Cirlene Golçalvez Scarpato, a Diretora do Samae, Carla Possamai Della e o responsável pela elaboração de projeto da Administração, Nelson Rosso se reuniram com os técnicos da UNESC/IPAT, responsável pela elaboração dos dados, para colocar em prática o estudo que terá um custo de aproximadamente R$ 80 mil.

Segundo Magagnin “o objetivo específico do Plano é estudar as alternativas e soluções dos problemas encontrados; propor intervenções e melhorias nos sistemas de água, esgoto e drenagem; levantar a situação dos resíduos sólidos no município, as condições do aterro sanitário e sua vida útil, além de propor ações e investimentos”, explica o prefeito.

De acordo com Carla o Plano Municipal deve abranger todo o território do município. “O objetivo é montar um plano diretor que identifique o que já existe em termos de serviços de saneamento básico e que apresente um prognóstico das ações e dos investimentos que devem ser realizados para atender a demanda da cidade”, resume a Diretora.

O Plano deve contemplar os quatro componentes do saneamento básico, que compreende o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, conforme previsto na Lei Federal Nº 11.445/07 artigo 19, que estabelece as diretrizes a serem seguidas. “Ele é uma exigência do Governo Federal. Cocal do Sul, assim como os demais municípios, tinham um prazo até 2009 para deixá-lo pronto, o que não aconteceu. Além disso, o Plano é um requisito para liberação de projetos na esfera federal”, explica a diretora do Samae, Carla.

Atualmente, o esgoto de Cocal do Sul não é tratado, apenas a comunidade de Ângelo Guollo realiza o tratamento do esgoto de algumas casas.