Mais de uma tonelada de peixe vendida em Cocal
A 4ª Feira do Peixe Vivo em Cocal do Sul vendeu 1,3 tonelada do produto este ano. Os produtores do município comemoram o sucesso do evento que atraiu, inclusive, pessoas de municípios vizinhos. “Nós não dávamos conta de encher os três tanques de carpa, tilápia e traira. A Feira abria mesmo antes do horário por conta da fila que se formava para a comercialização do peixe”, destacou o coordenador da Feira, Valdir Alano.
Para os produtores, a edição deste ano foi uma das melhores. “Nós melhoramos muito e os criadores estão mais motivados. A gente deve isso ao produto que é bom, ao incentivo e trabalho da Epagri e da Administração e a divulgação por meio da imprensa local e regional. Nós queremos que esse comércio seja realizado todos os meses para que haja de fato um incremento na renda do agricultor e estamos trabalhando para isso”, projeta Alano.
O aposentado Carlos Sartor veio de Morro da Fumaça e participa pela primeira vez do evento. “Estou levando quase quatro quilos de peixe. O produto é fresquinho e bom para o consumo, principalmente para essa semana da quaresma”, afirma.
Para o prefeito, Ademir Magagnin está é uma oportunidade para os criadores comercializarem seu produto. “É um incentivo, uma forma de fortalecer o agricultor e fomentar a piscicultura que vem crescendo no município com a ajuda da máquina para uso exclusivo para a abertura de açudes. Esperamos que em breve, a cidade possa ter um forte comércio de peixe”, ressalta.
Hoje, o município conta com 30 produtores de peixe, desses seis estão envolvidos com a Feira. O quilo do peixe foi vendido a R$ 6,00. Alguns chegaram a pesar até 10 quilos.