Todos contra a dengue em Cocal do Sul para evitar uma epidemia neste verão

Uma grande ação integrada desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Cocal do Sul por meio da Vigilância Epidemiológica vai chamar a atenção de toda comunidade do município para os riscos de uma nova epidemia de dengue neste verão.

A mobilização que já acontece durante todo o ano passou a ganhar ainda mais força nesta sexta-feira, 27, quando agentes de saúde e técnicos intensificarão diariamente as informações, vistorias e orientações em estabelecimentos comerciais, empresariais e residenciais.

A arrancada dos trabalhos foi realizada na Secretaria de Saúde com a entrega de guarda-chuvas verdes alusivos a campanha para chamar a atenção. O encontro contou com a presença do Prefeito Ademir Magagnin, a Vice-Prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretária de Saúde, agentes epidemiológicos, enfermeiros e técnicos. Nformações sobre a atual situação do país em relação à Dengue, os procedimentos realizados no município e a importância do trabalho das agentes nesta causa foram repassadas aos profissionais. Motivar as pessoas para que denunciem o descaso com os terrenos baldios, acúmulo de lixo, descarte indevido de materiais como sofás, eletrônicos, entre outros, também serviu de alerta e contribui para que a Fundac e Secretaria de Obras possam punir os responsáveis de acordo com as leis municipais.

“Se toda a comunidade não participar desta luta, nós não venceremos esta batalha, por isso a mobilização e o engajamento de cada um é fundamental”, ressaltou o Prefeito Ademir.

Segundo a Secretária de Saúde tudo o que a gente precisa é que o mosquito não chegue até aqui. “Os esforços são de todos e a saúde faz o seu trabalho durante todo o ano fazendo lembrar para que haja a mudança e o comprometimento da população. O verão é a época do ano em que ocorre o pico da eclosão dos ovos do mosquito e precisamos estar livres dos focos do Aedes Aëgypti para assim evitar uma nova epidemia de dengue. Por isso que em Cocal o dia D contra a Dengue acontece todos os dias”, ressaltou Sinara.