Comunidade de Rio Comprudente ganha Unidade Básica de Saúde

UBS Angelina Bertan será inaugurada na próxima quarta-feira (3)

A comunidade de Rio Comprudente, em Cocal do Sul, irá ganhar uma unidade de saúde, uma reivindicação de muitos anos da população, que sairá do papel. O Governo do município, por meio da Secretaria de Saúde, irá inaugurar a Unidade Básica de Saúde Angelina Bertan na próxima quarta-feira (3/4), às 19h. O local é anexo ao Salão Paroquial Rio Comprudente.

A unidade, que será uma extensão do ESF do bairro Vila Nova, irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com a presença de um técnico de enfermagem, além de um médico que atenderá uma vez por semana, e a enfermeira responsável será a mesma da unidade da Vila Nova, que estará atendendo e realizando exames de rotina, como o preventivo.

“Este é um compromisso que foi assumido perante à população, que agora poderá contar com uma equipe técnica e especializada; sem dúvidas a comunidade de Rio Comprudente ganha muito com a saúde mais próxima e acessível aos moradores”, ressalta o prefeito Fernando de Fáveri.

Além da consulta médica, serão realizados serviços básicos como verificação de pressão arterial, medição da glicemia capilar, curativos, retirada de pontos, aplicação de medicações injetáveis e fornecimento de medicações básicas.

“Isso trará mais facilidade, visto que não será preciso se deslocar até a unidade de saúde da Vila Nova para realizar serviços básicos; a ideia é trazer um atendimento técnico e humanizado por uma equipe qualificada”, pontua a secretária de Saúde, Glícia Pagnan.

Homenagem a Angelina Bertan

A unidade básica de saúde (UBS) leva o nome de Angelina Bertan, que nasceu e viveu na localidade de Rio Comprudente em 1888. Mesmo sem estudo, exerceu por muitos anos a profissão de parteira, fazendo longos trajetos a cavalo para atender aos inúmeros chamados de ajuda. De acordo com relatos da comunidade, nunca negou a nenhum chamado, assim que recebia a notícia de que uma criança estava para nascer ela partia, não importando se era perto ou longe, se o fazia calor ou frio.

Foi casada com Giacomo Saccon, e também tinha grande atuação religiosa, contribuindo na construção da capela de Nossa Senhora de Caravaggio, onde por inúmeras vezes trabalhou na organização das festas da comunidade.

Sempre que chegava o momento de realizar um novo parto, ‘Nonna Angelina’, como era conhecida, se ajoelhava e rezava para que Nossa Senhora de Caravaggio estivesse ao seu lado dando a sua proteção. E assim, deixou sua marca com uma grande família e seu legado de ajuda na hora do parto para inúmeras mulheres.