Biblioteca pública é atração em Cocal do Sul

           Um espaço que se transforma num local para convivência e leitura de crianças,  pais, estudantes e comunidade em geral. Depois da inauguração oficial, 30/03/07, a biblioteca pública de Cocal do Sul esta em pleno funcionamento. O acervo possui 2500 livros, entre literatura, política, romance, ciência, auto-ajuda e pesquisa. De acordo com a bibliotecária, Flávia Quarezemin, a biblioteca recebe cerca de 40 pessoas por dia. “O interessante é a procura dos adultos pelas obras. Sem contar o entusiasmo das crianças”, observa.          

            O ambiente infantil é o que mais chama a atenção. O espaço colorido, decorado e mobiliado para os pequenos atrai inúmeras crianças. No acervo, obras de literatura, fábulas, contos, assuntos sobre animais. Lara Marcelino de sete anos é um exemplo. Visita o local quase todos os dias. Ficou encantada com as novidades. “Passo horas na biblioteca. Comecei a ler este ano. Antes era minha mãe quem contava histórias pra mim. Agora estou sentindo de fato o prazer da leitura e posso pegar novos livros todos os dias”, explica.           

            A mãe de Lara, Rosilda Goudinho acompanha a menina. “A biblioteca é de suma importância, rica em conhecimento. Fico feliz pela oportunidade. A qualidade e diversidade dos livros me atraem. Todos os pais deveriam levar seus filhos e tornarem-se leitores. A gente cresce pessoalmente e evolui intelectualmente”, ressalta.            

              O espaço de 120 m2 conta com sala de pesquisa e vídeo, cantinho da criança e, em breve, computadores com acesso a internet. Os professores de educação infantil também utilizam o local para trabalhos com as turmas.             

               Segundo o secretário de educação, Arlei Bozelo Ponciano a biblioteca serve como centro de informação e leitura. “Queremos que todas as pessoas, indiferente de idade, sexo ou profissão, utilize o espaço como instrumento de crescimento. Além disso, os livros são de graça. Nossa intenção é incentivar toda comunidade a desfrutar das obras, afirma ”.

                Para levar o livro pra casa, o interessado só precisa fazer a carteirinha. O leitor pode retirar até dois volumes e ficar com eles 10 dias. O serviço é gratuito. Em quatro meses,  300 carteirinhas foram confeccionadas.  

                A iniciativa faz parte do programa “Livro aberto” do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. A prefeitura recebeu a documento para a aquisição do kit (acervo, móveis e computadores) em junho de 2006, das mãos do Ministro de Educação, Gilberto Gil, no Rio de Janeiro. Cabe a ela agora, manter o projeto.