Estudante de Cocal ficou entre os cinco melhores na etapa estadual do Soletrando

            Foram mais de quatro horas soletrando palavras. Depois de 12 rodadas, o aluno da 7a série da escola Demétrio Bettiol é desclassificado da fase estadual do Soletrando. Adilson Bortolin Souza da Rosa deixou a competição, mas de cabeça erguida. Dos 140 candidatos de Santa Catarina, o sulcocalense ficou em 5o lugar. “Estou orgulhoso. Foi uma disputa difícil. Entrei na sala às duas da tarde e só sai depois das seis. Errei a palavra mau-caráter. Na hora logo falei o que imaginei. Já estava cansado”, afirma.  

            A seleção aconteceu na última terça-feira, 06/11, em Florianópolis e valia uma vaga para o quadro “Soletrando”, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.        

           O quadro é uma competição de soletração entre estudantes do ensino fundamental de escolas públicas do país. Apenas alunos de 5a a 7 a série com idade entre 12 e 16 anos podiam participar. “A experiência valeu a pena. Foram dias de preparação e concentração. Estudei cerca de 30 mil palavras. Conheci seus significados e regras. É um conhecimento que vale para a vida toda”, descreve.           

           Além de Adilson, o estudante Maclício Antunes, da escola Cristo Rei também participou da final. Os alunos foram acompanhados pela diretora Cláudia Francisco de Souza e as professoras de português, Daniela M. Folchini e Tatiana Périco Sazana. De acordo com Claudia a participação foi uma oportunidade para divulgar a cidade e mostrar que ela tem uma educação de qualidade. “Cocal do Sul foi o único município da região Sul na competição. As pessoas ficaram impressionadas com o desempenho de Adilson. Cocal participou com apenas dois representantes, enquanto outros municípios, como Joinville, disputaram com mais de 20 alunos e não conseguiram boa colocação", destaca.               

             A secretaria de educação agradece o empenho e trabalho das professoras envolvidas, bem como, o acompanhamento realizado junto com alunos na preparação desde a fase municipal a estadual do Soletrando.     

              Mais informações pelos telefones 3447-1448 e 9107-7044, Claudia Francisco de Souza (diretora da escola Demétrio Bettiol) 08/1107