Técnicos da vigilância sanitária reforçam lei municipal que proíbe fumar em locais públicos

            A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul em parceria com a Vigilância Sanitária está realizando a divulgação da Lei municipal nº 324 em todos os estabelecimentos da cidade. A Lei criada em 1998 é uma aliada no município para combater o cigarro. Ela proíbe as pessoas de fumarem nas sedes dos Poderes dos Executivo e Legislativo, repartições públicas municipais, estaduais e federais, bem como no interior de estabelecimentos onde é obrigatório o trânsito ou permanência de pessoas. Além disso, o proprietário é obrigado afixar cartazes de proibição do uso do fumo na porta de entrada e outro dentro do prédio.  

            Os técnicos Adilson Severino e Mário Lucio Mello conversam com os proprietários, orientam, alertam e anexam os cartazes.   

             A ação faz parte do dia mundial sem tabaco (31 de maio). Segundo a enfermeira coordenadora do programa de Tabagismo, Franciela Possamai o trabalho é de conscientização, já que muita gente desconhece a Lei e suas obrigações. “A Lei é rigorosa e prevê até multa. A ação é importante para informar e conscientizar as pessoas a respeito do tabagismo passivo. Quem fuma em locais públicos compartilha o vício com os não fumantes e traz prejuízos à saúde”, ressalta. 

             Para quem deseja parar de fumar, o município também desenvolve há três anos o Programa de Controle do Tabagismo. Os encontros acontecem uma vez por semana, inicialmente. O grupo é formado por 12 pacientes que recebem acompanhamento, orientações, tratam sobre dependência química e psicológica, desenvolvem estratégias, realizam exercício de relaxamento, entre outros. “O trabalho é eficiente e dá resultado, mas só para pessoas que realmente desejam largar o vício”, destaca Franciela.  

           O programa de Combate ao Tabagismo é desenvolvido no PSF do bairro Jardim Elizabeth. As pessoas interessadas em participar do grupo podem entrar em contato pelo telefone 3447 1445.