Conferência discute propostas para saúde de Cocal

A saúde esteve em foco em Cocal do Sul nesta quinta-feira, dia 18, quando o município realizou a VI Conferência Municipal de Saúde, que reuniu quase 200 pessoas no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski entre conselheiros, usuários do sistema de saúde, trabalhadores da saúde, autoridades, gestores e prestadores públicos e privados.

A Conferência teve como tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo Brasileiro”. O encontro foi aberto pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aldo Morona, Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez e pelo Prefeito, Ademir Magagnin.

Uma palestra ministrada pelo Gerente da Regional de Saúde de Joinville e ex-prefeito de Maripá/PR, Henrique Deckmann introduziu e abordou sobre vários aspectos e experiências o tema exposto.

A Secretária de Saúde agradeceu a presença de todos, enfatizando o que representa a principal missão do SUS: o cuidado da saúde do cidadão. Ela ressaltou ainda a importância da saúde pública de qualidade que depende do trabalho realizado pelo coletivo. “A gente não faz saúde sozinho. Nossa missão é árdua, principalmente agora diante deste cenário em que se encontra o Brasil. Contudo, temos muita coisa boa para oferecer. Precisamos pensar em propostas para a saúde do nosso país, pois juntos podemos fazer sempre o nosso melhor”, destacou.

Presente no evento, o prefeito Magagnin destacou a grande participação da população interessada em saúde pública. “Nós só vamos fazer saúde no país quando todos estiverem comprometidos. Daqui sairão sugestões que podem ser transformadas em uma grande ação em prol de todos os municípios. Estamos trabalhando para oferecer uma saúde de qualidade e o nosso município se esforça para torná-la cada vez mais próxima da nossa comunidade. Um exemplo é o trabalho feito em conjunto pela gestão municipal e de saúde para reorganizar novamente o quadro de médicos nas Unidades de ESF. Hoje temos profissionais na maioria das unidades trabalhando 40 horas/semanais.”

afirmou.

Para o presidente do Conselho o encontro foi uma oportunidade para sugerir mudanças reais. “O Cartão SUS foi uma sugestão de uma pessoa durante uma conferência e que hoje é aplicado em todo Brasil. Que todos possamos dar a nossa contribuição para que a saúde avance em nosso país”, declarou Morona.

Durante o encontro também foram escolhidos os delegados que representarão Cocal do Sul na etapa Estadual da Conferência de Saúde:

Mais informações pelo telefone: 9933-2300 (Sinara, Secretária de Saúde)