Cocal realiza VI Encontro Regional de Gado de Corte. Qualidade da carne, aumento da produção no Sul e o mercado favorável foram algumas das discussões
Produtores de Cocal do Sul e cidades vizinhas participaram nesta sexta-feira, 25, do VI Encontro Regional de Gado de Corte Municipal. O evento reuniu quase 100 pessoas no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski e foi promovido pela Epagri e Governo Municipal de Cocal.
O encontro contou com a participação do Prefeito Ademir Magagnin, a Vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, presidente do Legislativo, Roseny Cittadin, Gerente Regional da Epagri, Fernando Prevê, Gerente Regional da Cidasc, Vilmar Warmeling, Deputado Estadual José Milton Scheffer, Vice-prefeito de Urussanga, Luiz Henrique Martins, entre outras autoridades.
Durante a manhã, profissionais e produtores discutiram sobre os aspectos atuais da bovinocultura catarinense, abate de bovinos no Sul do Estado e Programa de carne de qualidade na região Sul do estado. Os temas foram ministrados pelos Engenheiros, Reney Dorow e Cleyton Pereira e o Médico Veterinário, Marcelo Silva Pedroso, respectivamente.
“Esse encontro é de grande importância, pois temos uma grande oportunidade favorável à produção de carne bovina. Nós precisamos trabalhar essa unidade dentro de um projeto inovador para alavancar a produção na região Sul”, disse Warmeling.
Segundo o deputado, hoje SC tem condições de vender para mais de 40 países.
“Somos um dos melhores produtores de gado e devemos isso aos nossos técnicos que tem trabalhado a tecnologia e a informação para desenvolver o setor. O Governo também autorizou o abate precoce e nós só vamos sair na frente
quando unirmos informação e tecnologia”, ressaltou.
“Temos que sair do tradicional e irmos em busca de um resultado que gere renda e atenda as necessidades do mercado com qualidade em todos os sentidos. A Epagri e seus técnicos estão apostando neste projeto para o Sul e ajudar o produtor de gado. Tenho certeza de que Cocal tem potencial e a região deve se unir para viabilizar um programa onde os produtores sejam beneficiados”, finaliza Magagnin.
Projeto de Lei incentiva produtores
O Deputado José Milton apresentou durante o encontro o projeto de Lei (PL
243.7/15) que recentemente passou por uma adequação e que altera a disposição do programa de apoio à criação de gado para abate precoce. De acordo com Zé Milton o projeto é um ajuste da Lei de 93, acompanhando as novas tecnologias empregadas no sistema produtivo da pecuária de corte, além dos benefícios que a medida trará principalmente ao pequeno produtor rural que utiliza genética de baixa qualidade. “Com o programa, os pecuaristas que se dedicam à produção de corte terão incentivos fiscais e subsídios, o que irá proporcionar o acesso a um animal de melhor genética, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de corte”, ressaltou.
Conforme informações do deputado SC aponta um déficit de 40% no abastecimento de carne bovina, no qual o consumo catarinense de carne bovina é de aproximadamente 220 mil toneladas por ano. O estado tem um déficit de 90 mil toneladas que são importadas de outros estados. Devido ao nosso status sanitário, não importamos gado vivo. Com este programa estamos dando a oportunidade de geração de renda e aumento da produtividade da pecuária catarinense”, defende José Milton.